Programação

O movimento para a popularização da Ciência e Tecnologia no Ceará ganha amplitude com a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece anualmente em todo o Brasil e é uma iniciativa do MCTI, coordenada no âmbito estadual pela Secitece.

Estados e municípios são estimulados a participar da Semana, realizando atividades voltadas à temática de cada ano. Em 2015, o tema da SNCT é "Luz, Ciência e Vida", como referência à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará será aberta oficialmente em Fortaleza, durante a InfoBrasil 2015, maior evento de C&T do Norte e Nordeste e que acontece no período de 27 a 29 de outubro, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza.

O projeto "Ceará Faz Ciência" irá apresentar 20 trabalhos selecionados entre as escolas públicas municipais e estaduais de Fortaleza e Região Metropolitana elaborados por estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico.

A programação contará ainda com palestras e oficinas gratuitas oferecidas pelo Instituto Centec, Planetário Rubens Azevedo, Geopark Araripe.

O planetário móvel do Museu do Eclipse em Sobral será instalado no 6º piso com exibições gratuitas durante toda a programação do evento.

A exposição também marcará a volta do projeto Ciência Itinerante, no qual monitores divulgam a Ciência através de experiências e outras práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o interesse dos estudantes nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que estará no local e também percorrerá as outras cinco edições regionais do Ceará Faz Ciência.

Palestras – O secretário Inácio Arruda irá comandar o Seminário “Políticas Públicas em TIC”, dia 27/10, das 9h às 12h, para discutir as maiores potencialidades e oportunidades para o setor cearense. A programação contará ainda com a palestra “Luz, Ciência e Vida”, ministrada pelo doutor em Física, Francisco Caruso, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Caruso dedica-se à Física das Partículas Elementares e Campos, Física Quântica, História e Filosofia da Ciência, além do ensino e divulgação de Física, há mais de uma década.

 

PROGRAMAÇÃO


SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
27 a 29 de Outubro
 - Auditório 6˚ Andar - Anexo II da Assembleia Legislativa

27/10
11:00

I Conferência: Luz, Ciência e Vida
Prof. Dr Francisco Caruso, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, professor associado do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

28/10
09:00 

Painel sobre Divulgação Científica
Painelistas: Marcus Vale (Seara da Ciência), Prof. Hugo Fernandes (Canal Zoa), Flamínio Araripe Jornalista (Blog e Jornal da Ciência)
Moderadora: Giselle Soares Jornalista, Mestre em Divulgação Cientifica e Cultural (Unicamp)

29/10
09:00

Painel sobre Ciência e Empreendedorismo
Painelistas: André Siqueira (Piscis), Roberto Caracas (Bioclone), Roberto Campos (Autoderm)
Moderadora: Sueli Vasconcelos (Intece/Centec)

29/10
18:00
Solenidade de Premiação - Ceará Faz Ciência 2015 (Palco do 5º Andar)
   Confira a programação de workshops clicando aqui!