O primeiro dia da InfoBrasil 2011 contou com a realização do seminário NFC e o Futuro do Mobile Payment, ministrado pelo consultor internacional em inovação, mobilidade e convergência, Eduardo Prado. Engenheiro elétrico por formação, Prado levou todos ao futuro. Precisamente a 2020. Sem sair do Ceará.
O conceito do NFC foi ilustrado com casos reais, fotos e exemplos que o consultor preparou. O público participante ficou ainda mais atento quando o engenheiro explicou o funcionamento dos atuais chips de celulares e ficaram surpresos com a ideia de não mais precisarem do cartão de crédito convencional para efetuar suas compras.
Segundo o consultor, o NFC é um padrão de comunicação que mudará a forma que fazemos nossos pagamentos. Prado citou o exemplo do Olympic Phone Visa: um cartão de crédito, dentro do celular, que será lançado nas Olimpíadas de Londres em 2012, dispensando o uso do cartão de plástico convencional. Para o palestrante, além de bastante promissora, a tecnologia será o padrão para nossas compras até 2020. “Atrás disso, tem indústrias muito grandes, como Nokia, Motorola e Samsung”, diz. E finaliza, com uma dica aos cearenses: “Essa é uma área fantástica para uma universidade do Ceará se especializar. Vem um caminhão de investimentos”.
Por Filipe Queiroga
- 27/03/2012 - Encontro online de MVNOs & MNOs da América Latina
- 16/03/2012 - Loureiro (UFMG) fala sobre Rastreamento e Localização no V Congresso
- 16/03/2012 - Direito Digital no XII Seminário e-Gov
- 16/03/2012 - Marcelo Branco apresenta palestra no Seminário Fortaleza Digital e Criativa
- 16/03/2012 - Palestra de Martha Gabriel é sucesso no Infobrasil TI & Telecom
- 16/03/2012 - Serpro apresenta estratégias para segurança de informação dentro dos Governos
- 15/03/2012 - Gerson Penha apresenta ferramentas de mensuração nas mídias sociais
- 15/03/2012 - “Evolução e Revolução dos computadores” na Abertura do V Congresso Tecnológico
- 14/03/2012 - Silvia Sardinha Fala Sobre Impacto das Novas Tecnologias na Comunicação Pública
- 14/03/2012 - Solenidade de abertura dá início ao Infobrasil TI & Telecom


